quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Vício no uso da Internet

 Você passa muito tempo do seu dia conectado à Internet? Já deixou de almoçar ou jantar com a família para não ter que "sair" da Internet? Fica ansioso para ver se chegou alguma mensagem nova em sua Caixa Postal? 
 Gostar de usar a Internet todos os dias é natural e faz parte da rotina da grande maioria dos jovens, porém, é preciso ficar atento se isso não está se transformando em um vício.
 Uma pessoa viciada no usa da Internet acaba prejudicando outras áreas de sua vida: o desempenho escolar ou profissional diminui (a pessoa não se dedica mais aos estudos ou ao seu trabalho), a qualidade e o tempo de sono diminuem (a pessoa deixa de dormir para ficar conectada à Internet) e as relações com a família e com os amigos pioram (o contato com essas pessoas não são mais fonte de alegria e prazer para o viciado). Na verdade, muitos problemas podem ocorrer em função de um vício: falta de concentração, ansiedade, problemas alimentares, mau humor, pensamentos obsessivos, agressividade exagerada e angústia.
 É importante perceber que para identificar se uma pessoa está ou não viciada no uso da Internet, não se pode levar em conta apenas o tempo diário que esta pessoa usa a Internet. É preciso verificar também se esta pessoa está tendo problemas em sua vida particular por causa deste uso.
Em outras palavras, se uma pessoa fica conectada à Internet tardes inteiras e mesmo assim ela mantém uma ótima relação com seus familiares, dorme bem e está com bom rendimento na escola, ela não é viciada!

(Livro: De bem com a Internet. Autora: Solange Barros)